Um ambiente bem planejado tem o poder de motivar uma equipe, aumentar a produtividade, trazer prestígio ao ambiente e impressionar pessoas.
Pensando nisso, listamos algumas das principais tendências de construção corporativa e residencial.
1- Móveis ergonômicos
Os móveis ergonômicos tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano. Eles são projetados para garantir a saúde e conforto no ambiente de trabalho. Em escritórios em que a maior parte das pessoas passa o dia sentada, a ergonomia de mesas e cadeiras é essencial para garantir o conforto e a produtividade.
2- Ambiente com plantas e flores
A introdução de plantas e flores no ambiente traz mais vida e ajuda a ornamentar o espaço. Elas são responsáveis por melhorar a qualidade do ar e trazer conforto térmico. A construção de paredes verdes virou tendência e é uma ótima forma de inserir plantas no ambiente.
3- Objetos divertidos
A presença de objetos divertidos, também conhecidos pelo nome fun design, ajuda a quebrar a seriedade do ambiente. Podendo ser usados quadros com frases divertidas, objetos coloridos e outras combinações ousadas.
4- Sustentabilidade na construção corporativa
Grande parte das pessoas prefere trabalhar em organizações preocupadas com a sustentabilidade. Essa prioridade agrega princípios e traz novas tendências à construção corporativa. O uso de materiais reciclados e inteligentes, como as lâmpadas LED e sistemas de conforto térmico sustentáveis, é um ótimo exemplo.
5- Espaços de descompressão
O estresse do dia a dia traz a necessidade de espaços de descompressão, tanto no ambiente corporativo como no residencial. Essa tendência tem como objetivo construir um espaço para relaxar e aliviar o estresse. Eles podem ter sofás, pufes, televisão, vídeo game e até mesmo mesas de sinuca. Atividades como alongamentos e meditação também podem ser realizadas nesses espaços para auxiliar no relaxamento.
6- Ambientes colaborativos
A redução de estruturas hierárquicas, a colaboração linear e a maior conexão entre os colaboradores são movimentos que trazem novas demandas à construção corporativa. A instituição de ambientes colaborativos é uma consequência dessas novas vertentes das relações de trabalho. Ambientes colaborativos com salas amplas, sem paredes e divisões estimulam a troca de informações e fazem com que todos os funcionários se sintam parte da organização.
7- Luz Natural
Ambientes que priorizam o uso da luz natural estão cada vez mais presentes nas construções. Trata-se de um elemento da construção sustentável, e ainda traz economia de energia, mais saúde e o aumento da disposição dos que frequentam o ambiente.